volúpia azul

02 setembro 2005

Algo de estranho povoa o universo Disney

Senão vejamos: quem são as principais personagens daqueles livros da nossa infância? Ora deixa cá ver: o Mickey, a Minnie, os sobrinhos do Mickey, o Pateta, o Donald, a Margarida, os sobrinhos Huguinho, Zezinho e Luizinho, o Patinhas, claro, e os actores secundários Gastão, Peninha, prof. Pardal, o Patacôncio, a horda de bruxas, etc, etc.

No universo Disney há irmãos, mas não há pais nem mães. É estranho: surgem patos e ratos e cães por geração espontânea!
E no entanto, há tios. Há muitos tios. E tias. Parece que os tiques sociais acompanham a Disneylândia desde o início...

Mas onde estão os pais e as mães? Haverá aqui uma marca da personalidade de Walt Disney (um qualquer complexo edipiano ou o resultado de uma perda familiar precoce?)

Depois, excluindo as crianças, nenhum deles aparenta qualquer estabilidade emocional. Os homens não têm amigos. Só primos (primas não há, exceptuando as Lalá, Lelé e Lili...). As mulheres não têm familiares, só têm amigas (vide as reuniões de chá entre a Margarida, a Minnie, a Clarabóia, ou Clarabela, ou lá o que era, e as outras todas). O que quererá isto dizer?

De uma forma ou de outra todos desenvolvem relações emocionais amorosas sem nunca se envolverem a sério: o Mickey não vive com a Minnie, a Margarida não vive com o Donald. E no entanto, vislumbramos ali uma espécie de célula familiar.
Por outro lado, o Gastão, que é um belíssimo partido, tem uma catrefa de miúdas atrás mas não lhes liga grande coisa... O Pateta, coitado, só faz jus ao nome. O Peninha, mais vale nem falar... Bom, e o Prof. Pardal, esse diverte-se sozinho com o Lampadinha...

Por outro lado, estas não-relações não deixam de ser compreensíveis: por que haveria a Margarida de comprometer-se com um tipo vestido à marinheirinho sem calças, ou a Minnie com um rato que anda sempre de luvas?

O que é certo é que aquela bicharada é toda muito perturbada. O Patinhas agarrado à sua n.º 1 a dar mergulhos numa caixa-forte cheia de moedas não deixa de ser um símbolo da recusa em crescer e encarar o mundo. Aliás, quem é que anda vestido com uma cartola e um roupão vermelho? E sem calças (outra vez?), mas com umas delicadas polainas que lhe dão sem dúvida um ar distinto.

De resto, são todos péssimos exemplos: o Gastão é um sortudo oportunista que sempre me irritou bastante. O Donald é um desgraçado, humilhado pela inteligência dos sobrinhos, sempre desempregado, a viver de expedientes que o tio lá lhe vai arranjando. O Pateta é outro que tal, e o Peninha pertence à mesma liga.
As mulheres, essas, nem têm direito a profissão (sim, que o mundo Disney não está para igualdade entre os sexos, não querem lá ver...). Bom, excluindo as bruxas, claro...

Que raio de exemplos nos transmitiram na nossa infância? Que sociedade esperamos com estes modelos?

9 Comments:

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 02 setembro, 2005 13:35  

  • ...se calhar era por isso que eu gostava muito mais da turma da Mônica (onde se inclui também o Chico Bento e o Papa-Capim).
    Mesmo as personagens sem família como o Jotalhão, o Piteco e o maravilhoso Horácio, eram gente!

    By Anonymous Anónimo, at 13 setembro, 2005 14:14  

  • Além disso hoje em dia os putos vêem é Dragonball e afins.
    Rato Mickey e Pato Donald era no nosso tempo.
    O que caso ainda estejas na dúvida fas de nós um bocadito velhos.

    By Blogger DCveR, at 02 outubro, 2005 14:56  

  • atão? (forma verbarl do verbo atar) não passamos do pato donald? ai, ai....

    By Anonymous Anónimo, at 18 outubro, 2005 10:40  

  • Olá, atualmente estou a elaborar um trabalho sobre a Margarida e cá no Brasil ela tem profissão sim e até uma revista em quadrinhos (banda desenhada) própria. Acredito que as histórias daqui não são as mesmas publicada aí.Meu trabalho é justamente sobre a influência dos valores transmitidos pela personagens na formação dos leitores.

    By Anonymous Anónimo, at 30 novembro, 2005 22:29  

  • Jordi,
    gostaria de trocar algumas idéias com você sobre os personagens disney. Acho interessante analisar a diferença de discursos entre os países. Se não tiver problema para você, me escreva e informe um e-mail de contato. O meu é agdabaeta@ig.com.br.
    Grata.

    By Anonymous Anónimo, at 30 novembro, 2005 22:35  

  • Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    By Anonymous Anónimo, at 08 dezembro, 2005 07:43  

  • Gostei do teu blog!! Parabéns.

    By Blogger Pétala, at 21 janeiro, 2006 19:13  

  • Ora aí está uma questão em que nunca tinha pensado... ;)
    É sempre bom apercebermo-nos das coisas por outro ponto de vista...
    A questão é saber que influências sofremos, com exemplos assim... dá que pensar.

    Hoje encontrei o teu blog por acaso, enquanto procurava o meu... mas volto para te ler :)

    Beijo

    By Blogger Inês Diana, at 08 junho, 2006 16:31  

Enviar um comentário

<< Home